Blog

Os azulejos ganham destaque na decoração

Os azulejos saem do patamar de simples revestimento, para se tornarem peças de destaque na decoração de casas e apartamentos. Sabendo usá-lo, é possível deixar os ambientes com um ar descolado e contemporâneo

Hoje em dia é cada vez mais comum ver projetos residenciais onde os azulejos ganham novos usos ou são o diferencial da decoração, principalmente em ambientes mais rústicos. Eles também servem para dar um toque bem diferenciado em algum local em específico.

A decoração atual traz formas, cores, estampas e até texturas originais para revestir e decorar os ambientes, transformando os azulejos em uma forte tendência onde quer que se vá.


Origem

A arte da azulejaria é uma tradição em termos de decoração em todo mundo, principalmente em Portugal. Os portugueses também se apropriaram do estilo barroco para compor de forma muito bela os seus azulejos. As peças continham imagens do dia a dia do país e, principalmente, cenas cristãs. Por isso, essa decoração é marcante em muitas igrejas e conventos portugueses.

No Brasil, entretanto, os azulejos sempre foram muito comuns em cozinhas e banheiros devido ao baixo custo e impermeabilidade.

DICAS

Confira algumas dicas de quais melhores azulejos você pode estar utilizando na decoração da sua casa ou apartamento:

  • Azulejos de metrô (subway tiles);
  • Azulejos pintados à mão por artistas;
  • Adesivos de azulejo;
  • Azulejos de plástico (que podem ser aplicados em ambientes sobre revestimentos antigos e fixados com cola de silicone);
  • Tinta para azulejo (tinta epóxi).


Como usar?

Uma grande dúvida, além da escolha do azulejo ideal é como e onde usar. Realmente, existem locais onde esse revestimento não se aplica, já outros, entretanto, cai como uma luva. Vamos lá:

  • Decida o local

Além de cozinhas, banheiros e áreas de serviço, os azulejos podem estar em ambientes exteriores da casa como jardins, quintais e varandas. E nos apartamentos pode estar em espaços gourmets, churrasqueiras e sacadas.

  • Calcule a quantidade de material para não errar

Mesmo fazendo todas as contas e marcando corretamente a quantidade necessária, é sempre bom levar um pouco a mais, pois algumas peças podem acabar quebrando durante manuseio e colocação. Essa reserva pode ser maior para quem tem casa e um pouco menor para quem mora em apartamento, por conta do espaço.

  • Instalação

Dependendo do ambiente a ser colocado, conte com a ajuda de um profissional. Ele também poderá te auxiliar com quantidade, medidas e orçamentos, além de fazer uma bela avaliação antes da instalação.

  • Manutenção

Para a limpeza, a maioria dos azulejos aceita bem água e sabão ou produtos abrasivos. A durabilidade é boa, e em muitos casos é possível pintá-lo caso você canse da cor ou do padrão.

Podemos perceber então que apesar do estilo retrô, com o uso das cores e dos relevos, o Azulejo consegue dar um ar totalmente novo aos ambientes. Fica moderno e estiloso.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Ligamos para você

Informe corretamente seus dados e entraremos em contato em breve.